A Sagrada Família de Nazaré na nossa família: O seio santo que difunde

FORMAÇÃO

A Sagrada Família de Nazaré na nossa família: O seio santo que difunde

Irmãos e irmãs, com gratidão e esperança, estamos no mês de dezembro e nele diversas solenidades e festas são comemoradas e lembradas. O Natal do Senhor é motivo de muita luz a irradiar os nossos corações e nos fortalecer na caminhada de cristãos humildes, tal como o Príncipe Jesus, simples, como a família de Nazaré, e reconhecedores de todo o bem que nos é concedido de nosso Pai, como foram os reis magos.

Falar da Sagrada Família de Nazaré é falar de um seio santo e inspirador: esta família foi pensada justamente no céu, no seio da Trindade, para ser um de seus mais lindos reflexos aqui na terra. Deus, que é onipotente, poderia inventar outras formas para Seu Filho vir ao mundo e salvar a humanidade, mas quis que tudo acontecesse pelo meio mais comum, ou seja, uma família humana. E isso compreende: casa, trabalho, afeto, dificuldades mil, enfermidades, vizinhança, envolvimento com a sociedade e daí por diante. Assim, somos felizes por termos um modelo de família em nossas famílias. Nos espelhemos, nos inspiremos e deixemos que os nossos lares sejam também canais de graça, amor e paz.

Todas as relações existentes numa família ali se encontram: responsabilidade, paternidade, maternidade, filiação. O Pai do Céu certamente tinha algo a dizer quando assim constituiu a Família de Nazaré. Jesus, no limiar da sua vida pública, realiza o Seu primeiro sinal – a pedido de Sua Mãe – por ocasião de uma festa de casamento (passagem das Bodas de Caná – Jo 2,1-12). A Igreja atribui uma grande importância à presença de Jesus nas bodas de Caná, pois vê, nesse fato, a confirmação da bondade do matrimônio e o anúncio de que, doravante, o matrimônio seria um sinal eficaz da presença de Cristo.

Pensando, pois, em nossas famílias: Como tem sido o matrimônio de nossos pais? Na condição de filhos, o que temos feito para que a nossa casa seja um lugar de oração? Há um plano de Deus para cada família e certamente a minha e a sua não está esquecida. Confiemos os nossos lares à Sagrada Família de Nazaré! Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

Vale lembrarmos que família só muda de nome e de endereço, afinal os problemas e as situações conflituosas não estão escapos de acontecerem. Não escolhemos a nossa família, mas nascemos de uma família e nela crescemos. Mas, como a família é uma instituição divina, logo, não há forças humanas capazes de eliminá-la, embora possa fazê-la sofrer muito. Então, cabe a cada um de nós, com a força e a graça de Deus, lutar para defendê-la e é imitando a Sagrada Família, sem desanimar com as dificuldades, que poderemos vencer... Olhemos para Maria, nossa mestra e mãe, e entreguemos todas as mães; olhemos para José, homem justo e fiel, e entreguemos todos os pais; olhemos para Jesus, que cresceu em sabedoria, graça e estatura, e entreguemos todas as crianças.

Que a minha família e a sua família encontrem na Sagrada Família de Nazaré a inspiração para a difusão do amor e da paz pelas gerações. Um feliz e santo natal a todos!

Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor! (Sl 33:12)

 

Andreane Miyahara Neves

Professor da rede pública e privada de Jataí – GO; Graduado em Letras-Português pela UFG, Pedagogia pela FGD e especialista em Literatura Brasileira pela FESL. É ministro extraordinário da sagrada comunhão e membro de equipes de formação litúrgica.